sexta-feira, 1 de maio de 2009

Para refletir

Muito sugestiva a capa da Revista Veja desta quinta, dia 29 de abril de 2009. Nela vemos representada a única maneira de controlar as farras desenfreadas do congresso nacional. Em meio à tampa lambança, regada a viagens inteiramente pagas com dinheiro público, com direito à um sem número de acompanhantes, auxílio-moradia, paletó e "outras mumunhas mais", a política brasileira perde a moral e se permite vestir a camisa da corrupção. Há quem diga que o povo brasileiro têm o que merece. Mas, mesmo que isso seja verdade, o fato é que sempre temos uma nova oportunidade de corrigir essa situação. As casas legislativas brasileiras, pelo menos algumas delas, dispõe de emissoras de TV para aproximar o trabalho dos parlamentares aos eleitores. Os gabinetes parlamentares existem pra que os eleitores se façam ouvidos pelo homem público que elegeu. Eles possuem sites, com endereços eletrônicos e a Justiça concede portais que oferecem transparência nas contas públicas. Além dessas e outras alternativas, temos o voto. O único meio verdadeiramente capaz de conceder ou não, poder para àquele que o merece. O que falta ao eleitor é acordar pra realidade e sair do conformismo de que política é sempre assim: "-todos que entram lá,fazem a mesma coisa".

3 comentários:

Luana Borges disse...

Pensando sobre o assunto, me pergunto... quanta hipocrisia pode existir em veículos de comunicação? dessa revista falar sobre esse assunto. É hilário. Se existem pessoas que realmente poderiam mudar a situação política do Brasil elas estão na classe intelectual... é muito fácil falar que o povo é conformista, qnd os responsaveis pelos pensamentos coletivos são também conformistas... Até hoje nenhuma revolução bem sucedida partiu do povo sem derramamento de sangue. O que eles querem afinal? Eles não querem transformar nada... Colocar a culpa no "povo" é cômodo para todas as partes interessadas...

ed disse...

Realmente, tem uma cara de privada mesmo as eleições. Se bem que a privada serve pra absorver muita porcaria deixar passar batido os picaretas que aparecem a cada 2 anos. Sinceramente, acho que o Brasil precisa de uma monarquia constitucional. Pelo menos o poder ficaria mais centralizado nas mãos de uma só pessoa. E bota essa cambada do congresso pra correr.

João Flávio Resende disse...

Leandro,
Discordo veementemente e respeitosamente do comentário do Ed, acima. Centralizar o poder permite que erros gravíssimos (mais graves que o de hoje) ocorram. Democracia só funciona com pluralismo.
E a arma é o voto mesmo, de forma consciente, responsável, sabendo em quem vota e porque vota. É necessário a população interessar-se verdadeiramente pela política. Afinal, "quem não gosta de política é governado por quem gosta".
Abraços.

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2