terça-feira, 22 de setembro de 2009

Último balanço do IBGE marca possível fim da recessão no Brasil

Os números da economia, divulgados no dia 11/09 pelo IBGE, dão mostras de que a pior fase da recessão passou. Apesar da queda nos investimentos a produção industrial no país, voltou a crescer. Após uma sucessão de quedas nos primeiros seis meses de 2009, o Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas produzidas ao longo ano, obteve um avanço de 1,9%. O resultado, apresentado pelo IBGE na semana passada, confirma o fim da recessão no Brasil. É o que diz a economista do instituto, Cláudia Dionísio. “Se comparado com o primeiro trimestre o PIB industrial cresceu 2,1%, apesar da queda 15,7% na taxa de investimentos. Agente pode dizer que é o menor desempenho desde o ano de 2003.” As exportações também apresentaram resultado positivo entre os meses de abril, maio e junho. As vendas externas tiveram um crescimento de 14,1%, mas caíram 11,4% em relação ao mesmo período de 2008. As importações acompanharam o ritmo de altas registrando 1,5%. O estudo divulgado pelo IBGE revela ainda o aumento no consumo das famílias, cujo crescimento foi de 2,1% em relação aos três primeiros meses do ano. Se comparado ao mesmo período do ano anterior, o aumento é de 3,2%. Já o governo reduziu o consumo em 0,1 ponto percentual entre maio e junho, mas cresceu 2,2% em igual período de 2008. Vale lembrar que o cálculo aplicado em exportações e importações é diferente da realizada na balança comercial. No PIB, são considerados bens e serviços produzidos, onde as variações divulgadas dizem respeito ao volume. Na balança comercial o estudo considera somente os bens e o registro é feito em valores, considerando as influências do preço.



Fonte:Estado de São Paulo/IBGE/Folha

6 comentários:

Renata Bertolini e Eduardo Bertoni disse...

Ótima notícia!! Espero começar a ver os resultados no meuu dia a dia!

ed disse...

Realmente o desempenho econômico do nosso país vem melhorando a cada dia. Basta ver o crediário crescendo cada vez mais. O índice de inadimplência está caindo, as pessoas estão quitando as suas dívidas...isso é uma tendência.
Estima-se que atualmente cerca de 76% dos brasileiros são proprietários integralmente de seus imóveis, ou seja, não pagam financiamentos. São dados assim que causam otimismo aos investidores, empresariado e consumidores!

Unknown disse...

Uma boa notícia,
esperamos que o fim da recessão seja notado em nossos bolsos, porque até hoje nada mudou.

www.arthurmelo92.blogspot.com

Unknown disse...

Aeee Finalmente uma ótima noticia,espero q venha a ter resultados bons

http://ownedando.blogspot.com/

Juliana Bassan Ayon disse...

Uma boa notícia no meio de tantas ruins! Pra quem tá começando uma vida nova como eu, isso anima e muito :D

Ótimo blog

Beeeeeeeeijos

JuANiTo disse...

Olá!
Seria muito interessante se vc traduzisse esses tipos de de noticias com muitos dados técnicos para uma linguagem mais popular e objetiva. Transparência na informação é ponto de vantagem para um sucesso de blogs!
O governo lula apesar das cabeçadas consegue se safar muito bem de problemas como esse.
Abraço

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2