quinta-feira, 18 de junho de 2009

GILMAR, O PERSONAGEM

O Gilmar Mendes é um exemplo dos desatinos que o destino comete ao colocar gente desse nível na terra. Trata-se, evidentemente, de um sujeito movido pelos interesses do alto escalão do poder, que procura desqualificar o exercício da verdade em todos os sentidos. Um desses sentidos é o bom jornalismo, o jornalismo ético que não se rebaixa a porcarias do judiciário do naipe dessa besta quadrada, que é Ministro do STF. A verdade é que eles não suportam ser alvo da opinião pública pras cagadas que eles praticam. Gente, outro dia vimos um deputado dizer que se lixa pra opinião pública. Tudo à ver. Quer dizer então, que qualquer porcaria postada na internet é chamado de jornalismo???Imagina só, competir com o Zé da esquina que tem um blog!Olha lá se isso não for desculpa pra pagar salário miserável, bem abaixo do piso.

Abaixo algumas opiniões de um fórum de discussão, promovido hoje pela manhã. São estudantes do Curso de Comunicação Social Integrada da PUC MINAS - São Gabriel.



Re: Diploma de jornalismo‏
From:
Tábita Cristina Martins e Santos (tabitabh@yahoo.com.br)
Sent:
Thursday, June 18, 2009 12:21:00 PM
To:
Lucas Bernard (lcs.bernard@gmail.com)
Cc:
Leandro Andrade (leandrolfandrade@hotmail.com); Luana Borges (luanaoff@gmail.com); sdsoaress@gmail.com; rosinha_colly@hotmail.com; liviacristo@hotmail.com; t.soaresrocha@hotmail.com; alexandracomunicacao@gmail.com; danielesoaresbh@gmail.com; rosanelucasdeoliveira@yahoo.com.br; jpaula.manuel@gmail.com; Gláuber Viníciu Igor Fraga (glauber_vfraga@hotmail.com)
que ótimo Lucas. se eles procurarem vc nos avise e teremos que bolar uma grande manifestação. caso eles não procurem a gente se oraganiza e chama eles tb!!


"O mundo é uma comédia para os que pensam,
e uma tragédia para os que sentem"
(Horace Walpole)--- Em qui, 18/6/09, Lucas Bernard escreveu:
De: Lucas Bernard Assunto: Re: Diploma de jornalismoPara: "Tábita Cristina Martins e Santos" Cc: "Leandro Andrade" , "Luana Borges" , sdsoaress@gmail.com, rosinha_colly@hotmail.com, liviacristo@hotmail.com, t.soaresrocha@hotmail.com, alexandracomunicacao@gmail.com, danielesoaresbh@gmail.com, rosanelucasdeoliveira@yahoo.com.br, jpaula.manuel@gmail.com, "Gláuber Viníciu Igor Fraga" Data: Quinta-feira, 18 de Junho de 2009, 12:16
Dias atrás, a TV Alterosa nos procurou na assessoria, querendo repercutir uma possível aprovação da não-obrigatoriedade com nós, alunos do SG. Vamo ver se eles nos procuram hoje, de novo.Seria uma boa oportunidade de mostrarmos o quanto estamos "satisfeitos" com essa situação!Qquer coisa, falo com vocês.
2009/6/18 Tábita Cristina Martins e Santos <
tabitabh@yahoo.com.br>
amigos,

acho q podemos aproveitar este momento para fazer alguma coisa. Se não fizermos nada agora que essa aprovação ridícula surgiu, pode ser tarde depois. Eu sugiro um grande movimento com universitarios de outras faculdades de jornalismo. De repente podemos propor a propria puc pra fazer essa reunião extraordinária onde convidaremos universitarios que cursam jornalismo. (De repente um movimento tipo aquele que teve da guerra dos travesseiros em varias partes do Brasil pela net), ou seja poderemos propor uma reunião em várias partes do Brasil e depois um protesto, ou alguma coisa do tipo. Eu não acho que nós como futuros jornalistas podemos aceitar isso de braços cruzados.

Se não fizermos alguma coisa agora por nós mesmos ninguém fará e atendencia é piorar. Além disso é agora que temos que reivindicar, tantas pessoas antes de nós fizeram várias coisas pra tentar mudar o que achavam o que era errado. Acho que é nossa vez. Somos quase jornalistas podemos usar a mídia a nosso favor. Vamos causar um fato. melhor do que ninguém sabemos como a mídia funciona.

Eu voto na Luana como nossa representante, para falar com os resposnsaveis da Puc e tentar promover esta reunião.

E aí? O que dizem? vamos ficar parados reclamando ou fazer alguma coisa?

bjs
"O mundo é uma comédia para os que pensam,
e uma tragédia para os que sentem"
(Horace Walpole)--- Em qui, 18/6/09, Luana Borges <
luanaoff@gmail.com> escreveu:
De: Luana Borges <
luanaoff@gmail.com>Assunto: Re: Diploma de jornalismoPara: "Leandro Andrade" <leandrolfandrade@hotmail.com>Cc: sdsoaress@gmail.com, lcs.bernard@gmail.com, rosinha_colly@hotmail.com, liviacristo@hotmail.com, tabitabh@yahoo.com.br, t.soaresrocha@hotmail.com, alexandracomunicacao@gmail.com, danielesoaresbh@gmail.com, rosanelucasdeoliveira@yahoo.com.br, jpaula.manuel@gmail.com, "Gláuber Viníciu Igor Fraga" <glauber_vfraga@hotmail.com>Data: Quinta-feira, 18 de Junho de 2009, 11:05
acho que podemos nos movimentar e reivindicar uma mesa redonda sobre o assunto.
2009/6/18 Leandro Andrade <
leandrolfandrade@hotmail.com>
A puc precisa promover um debate sobre isso. Vamos acordar esse pessoal. > Date: Thu, 18 Jun 2009 10:38:11 -0300
> Subject: Re: Diploma de jornalismo> From:
sdsoaress@gmail.com> To: luanaoff@gmail.com> CC: leandrolfandrade@hotmail.com; lcs.bernard@gmail.com; rosinha_colly@hotmail.com; liviacristo@hotmail.com; tabitabh@yahoo.com.br; t.soaresrocha@hotmail.com; alexandracomunicacao@gmail.com; danielesoaresbh@gmail.com; rosanelucasdeoliveira@yahoo.com.br; jpaula.manuel@gmail.com; glauber_vfraga@hotmail.com
> > Pois é, concordo com vocês. Também estou revoltada!> Fico pensando...Se o mercado já era complicado para emprego na nossa> área, imagina agora que todos podem se candidatar? Já começo a ver o> surgimento de cursinhos rápidos que vão "ensinar" jornalismo . Vamos> ter pessoas despreparadas, com um serviço porco, dizendo-se> jornalista. Big Brothers, Cíntia Benini, que o digam!> 2009/6/18 Luana Borges <
luanaoff@gmail.com>:> > Pessoas lindas!!!> >> > Estou emocionada que vocês me colocaram na lista de discussão...> >> > Bom, estou tão puta com essa história toda que nem sei o que pensar, pois,> > uma coisa é ter uma profissão não regulamentada (no caso dos publicitários),> > outra coisa é trabalhar em uma profissão desregulamentada. Isso é o fim da> > picada, apenas pessoas muito leigas ou muito espertas poderiam fazer isso.> > No caso dos nossos amigos do lesgislativo que aprovaram isso deve ser> > esperteza mesmo, pois, como estudamos em teorias da comunicação, o poder dos> > MCM's é muito grande. Claro que é vantagem para eles pessoas desinformadas> > encubidas de darem informações... quanto menos formação um jornalista tiver> > melhor para eles.


Date: Thu, 18 Jun 2009 02:04:49 -0300Subject: Re: Diploma de jornalismoFrom: lcs.bernard@gmail.comTo: rosinha_colly@hotmail.comCC: leandrolfandrade@hotmail.com; liviacristo@hotmail.com; tabitabh@yahoo.com.br; t.soaresrocha@hotmail.com; alexandracomunicacao@gmail.com; sdsoaress@gmail.com; danielesoaresbh@gmail.com; rosanelucasdeoliveira@yahoo.com.br; jpaula.manuel@gmail.com; glauber_vfraga@hotmail.com; luanaoff@gmail.comÉ, meus amigos...acredito que agora é o momento de acreditarmos mais do que nunca no diferencial que um diploma pode significar pra nós, futuros jornalistas. Ao contrário do que muitos já andam falando por aí, que são 4 anos jogados fora, acho que temos que pensar diferente, e dar valor ao investimento que estamos fazendo agora. Acho que o mercado é quem vai valorizar o diploma, absorvendo quem tiver realmente preparado pra assumir seu papel como jornalista. Eu prefiro acreditar nisso!Beijos, abraços!
2009/6/18 ROSA ANGELA DA COSTA <
rosinha_colly@hotmail.com>
Caros colegas,
Não sei se todos chegaram a ver, mas, o supremo tribunal federal, decidiu acabar com a obrigatoriedade do diploma e registro
do curso de jornalismo.
Agora, para exercer a nossa profissão, a comunicação de idéias livres é um direito absoluto.
“liberdade total de expressão”!
Fico imaginando ,quem vai ser o jornalista do futuro?
E a questão do código de ética, o tratamento da informação sem as técnicas, em fim, credibilidade e outros valores...?

É bom pensar nas possíveis consequencias!

Abraços a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

É a pior montagem de photoshop que já vi postarem num brogui...
Mas é sério, você falou, falou, digitou mais um pouco e esqueceu de falar o que ele fez - esqueceu do principal: a Notícia.
Tô por fora do assunto e continuo por fora.

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2