quinta-feira, 23 de julho de 2009

Obama: Economia e Meio Ambiente

Dentre as diferenças óbvias existentes entre o Presidente Barack Obama e seu antecessor, George W. Bush, uma que se destaca nos últimos dias é a preocupação com o meio ambiente.
Obama anunciou um plano de redução de emissão de gases poluentes que causam o efeito estufa.
O plano prevê um corte de 30% nas emissões provocadas em veículos automotores. Neste sentido, a busca por combustíveis eficientes será cada vez mais constante nos próximos anos. O Brasil leva grande vantagem neste campo com os biocombústíveis, pois terra e matéria prima para a sua produção e comercialização é o que não falta. Como se sabe, o combustível fóssil é totalmente esgotável, ao contrário do biocombustível.

E o momento para essas mudanças não poderia ser mais propício, pois com a crise econômica e as grandes montadoras implorando por ajuda financeira do governo norte-americano, as adequações para o plano de redução de poluentes serão inevitáveis. Em entrevista à rede britânica BBC, o presidente da GM, Fritz Henderson declarou que "a General Motors e a indústria automobilística serão beneficiadas ao ter mais consistência e certeza para guiar o planejamento dos nossos produtos".

É curioso como essa conclusão não surgiu antes da crise, em pleno governo Bush. Muitos se recordam que Bush se recusou a assinar o protocolo de Kyoto, alegando que a poluição em países ricos é sinal de desenvolvimento econômico. Já Barack Obama endurece o discurso e diz que nos próximos anos os EUA irão economizar cerca 1,8 bilhão de barris de petróleo.

A palavra chave do momento é adequação e evidentemente o mundo caminha para essas transformações.

12 comentários:

Bárbara Moreira disse...

fico feliz com o obama se preocupando com o meio ambiente, mais um nessa luta. :D

Felipe TDL disse...

interessante, alem do mais os EUA é a potência universal, assim ficando mais facil a ajudar o meio ambiente.

eu disse...

Tenho minhas dúvidas quanto a achar isso uma real preocupação. Será que as equipes de governo, que não são tão diferentes assim, não enxergavam isso, ou é um discurso para calar a opinião publica(da). Existem muitos países interessados em que os EUA diminuam o consumo e consequentemente a produção, pois a médio e pequeno prazo nada vai substituir o petróleo, seja por motivos econômicos,tecnológicos ou de dependência mesmo. Além do mais existe a preocupação que os biosconbustíveis possam causar também um grande problema ecológico. Na medida que a demanda aumentar serão necessárias mais áreas de plantio ou seja menos florestas. E o problema da poluição não é somente a derrubada de floresta, mas o não surgimento de novas florestas, que seriam responsáveis pela usurpação do carbono presente no ar.Vamos ver no que vai dar.

www.apostoladoshema.com

Cayo Nauan Siqueira disse...

imporatantíssimo que alguém olhe o meio ambiente mesmo que tardio

Heróis da classe disse...

acho muito bom o obama se importar em diminuir os danos que o próprios país causou ao mundo, e concordo que essas medidas deviam ser tomadas antes, mas Bush enxergava isso como uma forma de dizer aos outros países de como o EUA é grandioso.

http://tinhomaciel.blogspot.com/

Anônimo disse...

O Obama tem feito um ótimo trabalho.

Desejo muitosucesso com o blog.
A linha de conteúdo que você faz uso é excelente.
parabens!

Angel disse...

Será mesmo que falar é o mesmo que fazer? Entre discurso e ação existe uma distância enorme. Desenvolver novos tipos de combustiveis...o Bush pregava o mesmo, e ainda pregava desenvolvimento de tecnologias que captassem o CO2 da atmosfera pra "despoluir" o meio ambiente...
Acho que é tudo da boca pra fora, pq o que manda no mundo é o dinheiro...por enquanto. Mas, a esperança é a última que morre não é? Quem sabe trocando nossos carros por bicicletas dê resultados mais rápidos do que esperar assinaturas de governantes pouco preocupados com o mundo ao redor deles...rs

Unknown disse...

foi mal....concerteza obama se precupa mas...mas quando começar a econimia deles quero ve se ele vai se preucupar....ate...

Frank disse...

a preocupação com o meio ambiente é uma das grandes mega tendências mundiais

thiago disse...

Muito legal o tema que você colocou, só acho que você deve postar com mais frequencia, de preferencia todos os dias, eu fiquei dois dias sem postar por problemas, mas se você puder poste todos os dias, isso é bom e traz mais credibilidade. Pelo menos foi oque eu aprendi.

Abraços e ta muito bom seu blog.

http://twitter.com/thalbuquerque

Cayo Nauan Siqueira disse...

´como já tinha dito!! muito tardio mais é importante que autoridades olhem para o meio ambiente!! tudo já foi muito degradado!!

Comentei de novo pq o blog é massa msm!! li 2 vezes o msm texto kkkkk
Sempre que atualizar as notícias passa no meu blog pra avisar que sempre virei comentar e dar minha visão!! valeu msm!!

http://blogcayonauan.blogspot.com/

thiago disse...

Olha Leandro, acredito que o governo Lula, não está errado, mas também acredito que não está certo, o modo com que está sendo lidado, acho que poderia ser melhor, eles estão tirando de alguns lugares para por em outros, e eu vejo isso como uma adiação de problema, não adianta deixarmos de lado alguns problemas para resolver outros, e sim resolvermos um de cada vez.

Abraçosss

http://twitter.com/thalbuquerque

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2