sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CASOS DE DENGUE EM 2008

Dados coletados pela Secretaria Municipal de Saúde e divulgados no site da Prefeitura de Belo Horizonte revelam um aumento de 43% de casos de dengue em relação ao ano de 2007. Pelo levantamento, o número total de casos há dois anos foi de 9089, sendo a região noroeste a mais atingida pelo vírus do mosquito Aedes Aegypti, com 2655 casos registrados, tanto para dengue clássica quanto hemorrágica. Em 2008, a tabela encerra com 20892 casos registrados e a região mais atingida passou a ser o nordeste da capital, com 8297 contaminações. Ambas as pesquisas incluem os chamados casos importados, em que os pacientes contraíram a doença fora da cidade.
Atualmente a prefeitura mantém 1200 agentes sanitários localizados em pontos estratégicos, que realizam o monitoramento de prevenção dos focos da dengue. Em um período de dois meses, 800 mil imóveis são vistoriados, como ferros-velhos e borracharias, além de residências, com visitas a cada 15 dias. Para Luiz Paulo, 26, fiscal do centro de zoonoses do bairro Salgado Filho, é importante deixar a população sempre a par das medidas de prevenção. “Nós procuramos mostrar aos moradores que é importante que eles colaborem com o nosso trabalho. Pra isso nós procuramos dar as informações, conscientizar de que é preciso evitar a proliferação do mosquito, mantendo vasinhos de plantas sempre secos, não deixar água acumulada em vasilhas, garrafas e pneus, entre outros”, disse o agente. Com esses levantamentos, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve medidas adequadas para cada distrito em que os focos da doença se fazem mais presentes. Considerando-se os índices de infestação do mosquito transmissor da doença, as ações de controle químico com o uso de inseticidas e as ações de assistência a pacientes são as mais eficazes.

2 comentários:

ed disse...

paulada nesse mosquito e no povo que ainda não se educou pra colaborar com a limpeza e ajudar a acabar de vez com essa dengue. O período chuvoso tá aí e o alerta tem que ser geral!
Edu

João Flávio Resende disse...

Leandro,
É inacreditável que as autoridades sejam obrigadas a repetir todos os anos a mesma ladainha sobre a dengue. Todo mundo sabe o que fazer, mas poucos fazem. Essa situação parece com a questão dos acidentes de trânsito...
Abraços.

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2