quarta-feira, 11 de novembro de 2009

APAGÃO: O RETORNO!

Deu a louca na energia elétrica do Brasil. As centrais de Furnas e Itaipú sofreram pane no sistema de distribuição e, ao que tudo indica, o problema veio do Paraná. Felizmente o Bispo Presidente Fernando Lugo, não tem muito do que reclamar, considerando que a energia no Paraguai foi logo restabelecida. Mas será que é o suficiente para que se retome a velha discussão sobre o percentual de autonomia energética ao que Lugo diz ter direito de receber do nosso país?

Mudando o foco do assunto, imagine o pânico que deve ter se instalado em moradores de cidades como o Rio de Janeiro, palco das maiores ondas de violência urbana já existentes? Quem estava nas ruas e não teve como se refugiar, deve ter se esvairado em rezas desesperadas, suplicando pelo retorno imediato da energia. Mesmo para quem reside em áreas de risco, onde as possibilidades de invasão domiciliar são imensas.
Mas o mais interessante é o disse me disse do Diretor de Comunicação Social de Itaupi, Gilmar Piolla, no Jornal da Globo. Ora as máquinas não estavam funcionando, ora estavam. Passou a atribuir parte da responsabilidade à Furnas (o que pode ser verdade, pois o sistema depende de uma usina para outra para dar continuidade ao fornecimento para outros estados do país). Mas pelo pouco que o assessor de imprensa disse, já deu para perceber que os setores responsáveis foram pegos de surpresa.

Agora, só nos resta esperar para que a luz dos fatos finalmente chegue!

8 comentários:

Anônimo disse...

mto mto bom! (:

(lá lá lá, não fiquei sem luz!!!) hahaha

@gehmonich disse...

Eu vi essa noticia do apagão hoje de manhã õO
aqui em SC não vi apagão nenhum, mas quem mora naquelas regioes do RJ, deve ter sido horrivel :S

ed disse...

felizmente estava em casa nesta hora. Fiquei sem energia, mas pelo menos estava muito bem acompanhado.
kkkkkk

t+

Dobrinhas disse...

Eu tbm vi essa noticia ainda bem que eu não moro no Rio.

Ficou muito tosco esse gif que você colocou. rsrsrs

Sound Underground Natal disse...

Não Faltou Luz Em Natal RN
=D

Morar No Cú Do Elefante Tem La Suas Vantagens

Luís disse...

Esse apagão me fez ter dois problemas: perder o interesse pelo filme que eu via e perder também uma mídia que eu usava para fazer uma cópia.
Enfim, em apenas 20 minutos, a energia voltou e eu pude retomar minhas atividades.

Ouvi uma teoria interessante sobre o porque desse apagão. Penso que ela provém de uma fixação absurda com "teorias da conspiração", mas, ainda assim, achei-a válida. Penso que seja um pouco grande pra escrever aqui.

A charge ilustre bem o inesperado, tal como deve ter acontecido nas cidades que sofreram com a ausência de energia elétrica. Se bem que violência e assaltos são esperados, não é nada surpreendente!
=)

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...Hoje pela manha ouvi no radio que o Inpe vai se pronunciar a semana que vem sobre o apagão, mas em off um dos engenheiros e pesquisadores do Instituo nacional de pesquisas espaciais afirma ser impossivel que as causas do apagão naquele dia tenham sido tempestades de raios...Bom, vamos aguardar para ver mais....
Já providenciei um kit apagão aqui para casa e para o carro... com lanternas e outros itens de guerra!
Parei até de armazenar congelados para evitar o preju!Coloquei filtros de linha para facilitar o dsligamento das tomadas ... comprei baterias e pilhas e até um radinho esquenta orelha!

João Flávio Resende disse...

Leandro,
Depois de muito tempo, vou dar uma geral aqui no seu blog.
Países em franco crescimento como o Brasil não podem descuidar da questão energética, fundamental para crescer sem sustos. De qualquer forma, vale lembrar do racionamento de 2001 — um poste aceso, dois apagados; o terror perpetrado pelas companhias de energia, ameaçando cortar a luz de quem consumisse muito; a corrida frenética às lâmpadas econômicas...
O consumidor tem grande culpa nisso também. Usa muito mal a energia, gasta demais, enfim.
Da minha parte, no dia do apagão a energia só piscou aqui no prédio, nem chegou a desligar o computador.
Abraços.

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2