segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A justiça tarda, mas algumas vezes não falha!

Foi julgado nesta segunda-feira um dos últimos algozes do regime nazista, que ainda está vivo. A informação pode ser encontrada no site da BBC Brasil. Seu nome é John Demjanjunk, de 89 anos de idade, ex-supervisor no campo de concentração nazista de Sobidor na Polônia. Investigações apuradas dão conta de que ele foi responsável pela execução de 28 mil judeus em uma câmara de gás. Velho e doente, ele foi encaminhado ao Tribunal de Munique, na Alemanha, depois de ser constatado pelo seu médico de que Demjanjunk está apto à enfrentar o processo.
O caso demonstra que a justiça, por mais lenta que ela possa ser, deve ser cumprida para que pessoas como essas, que praticaram as maiores barbáries que a humanidade já presenciou, tenham o que realmente mereçam.

A sua pena pode não trazer de volta todas as pessoas que ele e seu regime mataram, mas pode mostrar ao mundo que nenhum sistema político autoritário, que usa o sangue de seres humanos para se manter, é mais tolerado.

9 comentários:

ed disse...

Os judeus pagaram muito caro com tanto sofrimento, e o mínimo que a justiça pode fazer é colocar esses assassinos do regime nazista na cadeia. Pra tudo nessa vida, existe um preço. Mas para essas práticas mortais de governos autoritários, jamais haverá preço que pague tanto sofrimento, mas pelo menos servirá de alerta para que isso jamais aconteça novamente.
Edu

Rubra disse...

Em todos os casos, esse é o mínimo que deve ser feito. Não acredito que haja justificativa para esta, e tantas outras atrocidades, ora conhecidas, quanto as milhares de mortes dos judeus, ora disfarçadas, e mesmo assim destrutivas interiormente.
É bom que as pessoas tenham conhecimento disso, na realidade, acho que direito, psicologia e sociologia deveriam ser questões básicas para a vida de qualquer um. Antes até, das contas matemáticas ( isso é conveniente a mim, assumo, rs )

Abraços

Luiz Scalercio disse...

cara demorou mas justiça
nao falha .

Unknown disse...

Minha genteee, falar que aquele vegetal ta' vivooo ? hahahaha, pra ele e' ate'melhor, vai ter enfermeira particular,mas e'bom saberquea justica as vezes e'feita, mesmo que tarde..

Web Ar Condicionado disse...

Realmente. é tempo! mas a justiça se apresentou..
Esse senhor deve ter colaborado muito para os livros de historias.

abraço

Itamar (japa) disse...

pois é um fato negro da história... demorou mas a justiça agiu....

Anônimo disse...

O mundod eve desculpas a muitas pessoas que sofreram, que bom que a justiça viu e está coincertando vário erros do passado;

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia

kbritovb disse...

sinceramente num vai mudar nada e num vai significar nada

se der entra no meu blog e vota na enquete
se ja votou brigado
www.ksasogra.blogspot.com

João Flávio Resende disse...

Leandro,
Todo e qualquer resquício do Nazismo deve ser apagado, riscado, banido da Humanidade. Todo e qualquer promotor, mentor, executor das práticas nazistas deve pagar, a qualquer tempo.
Abraços.

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2