domingo, 5 de abril de 2009

BRASIL EM ALTA NO G20

O bom humor tomou conta do cenário político internacional no encontro do G20, realizado em Londres. Todos os dicursos dos principais líderes estavam afinadíssimos, traçando pontos fundamentais para um melhor gerenciamento da crise econômica nos próximos dias. Aparentemente a reunião rendeu bons frutos, ou seja, começou a dar alguns resultados favoráveis. No Brasil, a bolsa acumulou altas até a sexta-feira. O Presidente Americano Barack Obama já deu seu recado ao Presidente Lula, aliás um recado bastante simpático por parte Obama. Talvez ele tenha reconhecido que o protecionismo não é bem o caminho certo a ser seguido e que está na hora de colocar em prática o que havia dito em seu discurso de campanha: de fazer os EUA olhar para os países em desenvolvimento e que sozinhos eles não conseguirão sair do atoleiro. Por hora só nos resta esperar para ver o resultado.

Um comentário:

João Flávio Resende disse...

Leandro,
A situação da economia mundial pede líderes com carisma, capacidade de enxergar na frente, credibilidade, equilíbrio, apoio popular em seus países. Lula e Obama têm tudo isso. Além dos dois, há mais gente equilibrada comandando países economicamente importantes, como Alemanha, Espanha, França, Inglaterra. Acho que as coisas tendem a se estabilizar no médio prazo.
A grande lição que fica é a de que o Estado tem que ser forte. Cai definitivamente o neoliberalismo, o Estado mínimo, a regulação pelo mercado. O capitalismo, claro, continua, porém reinventado.
Abraços.

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2