quarta-feira, 30 de março de 2011

Tecnologia via streaming da Amazon ainda é desvantagem

Por Bruno Garattoni

A Amazon, que já tinha um serviço de venda de músicas similar ao iTunes, acaba de dar um passo à frente da Apple: lançou hoje nos EUA o Amazon Cloud Drive, um serviço de músicas “na nuvem”. Funciona assim. Você faz o upload dos seus arquivos MP3, que ficam guardados nas máquinas da Amazon. Aí, você pode ouvi-los via streaming – em qualquer computador ou, mais importante, no seu celular Android (aparentemente, não funciona com o iPhone).

Isso traz três vantagens. 1. Dá para tocar as músicas na casa de um amigo (numa festa, por exemplo). 2. Você não precisa se preocupar em fazer backup. 3. O seu celular passa a ter uma capacidade enorme – tendo acesso, via streaming, a até 1000 GB de músicas.

Música via streaming é o futuro. Mas esse futuro ainda não chegou. Primeiro, porque o serviço da Amazon é caríssimo. Ele dá 5 GB de espaço de graça. Mas se você quiser 50 GB de espaço, quantidade razoável para a maioria das pessoas, terá de pagar US$ 50 por ano. 100 GB? US$ 100 por ano. Ao longo de dois ou três anos, isso dá o preço de um iPod ou iPhone novo. Caro demais (e nem queira saber quanto custa o plano de 1000 GB).

Mais na Super Interessante

Nenhum comentário:

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2