segunda-feira, 23 de maio de 2011

Consumidor deve redobrar a atenção com avalanche de importados em supermercados

Com maior poder de compra e o dólar em queda contínua, os brasileiros se tornaram grandes consumidores de importados. O comércio de produtos fabricados em outros países, especialmente os alimentos de maior valor agregado como doces, chocolates, biscoitos e pescados, cuja venda era restrita a estabelecimentos voltados para o público de maior poder aquisitivo, ganham as prateleiras de grandes redes de varejo. A tentação é grande, mas os riscos também.

De acordo com a Associação Mineira de Supermercados (Amis), em um recente levantamento, nos últimos três anos o mercado de produtos importados cresceu, em média 42%, nas redes do setor no estado e a tendência é de ritmo constante de vendas. Mas nem sempre só o fato de os alimentos serem produzidos em diversos outros países é sinônimo de garantia de qualidade.

O advogado Walter Fonseca, de 32 anos, já constatou problemas em mercadorias importadas compradas em supermercados de Belo Horizonte. A experiência ruim fez com que ele redobrasse a atenção, especialmente quando pensa em adquirir enlatados, que são oferecidos nas gôndolas quando estão perto do término do prazo de validade. “Já encontrei enlatados nas prateleiras fabricados em 2008. Um deles era de tomates sem pele. Muitos farináceos têm chegado na mesma situação”, explica.

Walter Fonseca verificou a data de fabricação antiga em produtos oferecidos no Verdemar do Shopping Diamond Mall e no Super Nosso Gourmet Xuá. Ele conta, inclusive, que biscoitos importados que comprou no segundo supermercado estavam murchos, apesar de estar dentro do prazo de validade. Ele questiona se as redes brasileiras não estariam importando produtos já descartados em outros países.

A diretoria do Supermercado Verdemar informou que todos os produtos passam por um controle de qualidade criterioso. Os casos de mercadorias com a data de validade próxima do seu vencimento se devem à demora do transporte feito por navios. A venda de produtos que foram fabricados em 2008 e que são oferecidos dois meses antes do término do prazo de validade pode ser verificada tanto com relação aos produtos nacionais quanto importados. A rede ainda destaca que alimentos com a data de validade expirada são imediatamente descartados.

A gerencia comercial do Super Nosso informa que existe em toda a rede o monitoramento de datas, e que fornecedores e prestadores de serviços são informados o tempo todo sobre as condições de consumo. O supermercado reconhece que, eventualmente, os produtos importados podem vir com data de validade próxima do vencimento. Se constatado período muito curto para consumo, a mercadoria é retirada imediatamente das prateleiras e a importadora é comunicada sobre o problema. Segundo o gerente comercial, é importante a observação rotineira dessas situações para a busca do aperfeiçoamento constante.

Sem garantia

Problemas com importados também são verificados em eletroeletrônicos. Em novembro, a advogada Soraya Vasconcelos, de 36, adquiriu um netbook da Philco e, depois de seis meses de uso, as baterias do computador já não carregavam direito. Ela pesquisou por problemas semelhantes na internet e localizou quatro queixas idênticas à sua endereçadas ao fabricante. “No começo fiquei muito preocupada. Foi o suficiente para eu questionar a real qualidade do produto”, diz.

A consumidora levou o aparelho para a assistência técnica da Philco. O componente que integrava o alimentador de baterias é que deveria ser trocado para solucionar o problema. A peça viria dos Estados Unidos. Por isso, Soraya Vasconcelos só conseguiu que o defeito fosse sanado dois meses depois da primeira reclamação, ou seja, além do prazo de 30 dias para reparo, previsto pelo Código de Defesa do Consumidor. No ano passado, a advogada comprou para o filho um PlayStation 3 que também apresentou falhas no funcionamento do joystick. Nesse caso, ela não conseguiu a solução até hoje. “A demora no retorno da assistência técnica é desgastante”, desabafa.

Nenhum comentário:

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2