quarta-feira, 23 de março de 2011

Educação: um olhar sobre o Uruguai

Primeiro país no mundo a fornecer computador a cada criança do ensino básico público, o Uruguai melhora a qualidade do ensino e da formação cultural das classes de baixa renda contra a exclusão social. O presidente da república uruguaia, José Mujica, prometeu ampliar o programa aplicado, desde 2007, com diretrizes pedagógicas esquerdistas de educação libertadora, mas sob controle psicológico para enfrentar os riscos do acesso a conteúdos impróprios. As crianças, encantadas, não se separam dos pequenos computadores verdes e brancos que carregam com orgulho e cuidado por todo o lado. Até o ano de 2010 a primeira fase do programa de distribuição foi concluída. Das 2.332 escolas públicas existentes no Uruguai, 1860 delas já estão integradas ao projeto de inclusão social e acesso a informação, ou seja, 80% das instituições de ensino. Ao todo foram mais de 380 mil laptops para crianças e professores da rede pública. A idéia, segundo o diretor do Projeto Ceibal, responsável pela distribuição dos laptops, Juan Grompone, é fazer do país o primeiro no continente americano a abranger o acesso à informática a todas as crianças na fase escolar.

4 comentários:

Habib Sarquis disse...

O Uruguai e o Chile estão se tornando um exemplo de ensino. Parabéns pelo post.

http://boomnaweb.blogspot.com/

Nathalia Lopes disse...

Nossa, a gente muitas vezes olha para esses países com certo pré-conceito, nos achando os reis da cocada preta na américa do sul e no entanto eles nos dão um banho na educação!

Mto bom!

por favor retribua a visita: http://fanaticosporterror.blogspot.com/

Olavo Marques disse...

Adoro seu blog! É fantastico! Tou te seguindo!

Por favor, siga o meu blog:

http://questoesdefutebol.blogspot.com/

Barbara Nonato disse...

É preciso que o direito à educação (de qualidade) seja sempre expandido à todas as crianças, independente de em qual país se encontre.
Isso é ajudar o mundo a crescer. Todos deveriam colaborar nesse tipo de projeto!

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2