terça-feira, 22 de março de 2011

Raridades da japonesa Nissan estão órfãos, diz colecionador

Ex-designer da Nissan e colecionador de carros raros da cidade de Murrieta, na Califórnia, Bryan Thompson está vivendo um dilema com um de seus mimos. Trata-se do modelo Nissan Pao fabricado em 1990. O modelo foi um edição limitada nos Estados Unidos e que foi ofertado ao país na década de 1980, mas nunca foi vendido. O volante à direita não atende aos padrões americanos e nunca foi licenciado para o uso de rua. Desde então, o automóvel fica sob os cuidados do museu Heritage, pertencente à fabricante, e que está sendo fechado. "O modelo está 'órfão' e gostaria que ele fosse para boas mãos", lamenta Thompson.
O Pao offbeat foi um dos quatro carros em edição única da Nissan oferecido no Japão, no final da década de 1980 e início dos 90. Na época eram conhecidos como os carros Pike, pois representavam a "ponta de lança" de uma nova abordagem: desing, adaptação e estratégias de marketing de outras indústrias como a eletrônica pessoal. Os outros modelos Pike foram os pequenos Be-1, cujo formato se assemelha a um caramujo, era um S-Cargo van. O outro modelo era o conversível Figaro.
"São carros-conceito que foram feitos para ganhar vida", explicou o colecionador. Os modelos eram considerados bonitos para um período em que as montadoras japonesas careciam de confiança e viviam um momento de estagnação em suas indústrias automobilísticas. As informações são do jornal The New York Times.

Veja alguns dos outros modelos.


Nissan Be-1


Nissan S-Cargo Van


Nissan Figaro


Nissan Pao, inspirados nos modelos franceses e italianos


Nissan Pao, com seu volante à direita

5 comentários:

Fabi disse...

carrinho charmoso

Lucas Marreiros disse...

Na certa existem colecionadores interessados e quem sabe na Inglaterra já que lá eles podem sair pra passear? Obrigado pelo comentário no blog =)

Italo Stauffenberg disse...

esse é algum dos dilemas de todo colecionador!

ótima postagem!

http://manuscritoperdido.blogspot.com

Leandro disse...

É quem nunca sonhou com carros antigos...tbm conheço uma pessoa que tem paixão por carros, que coleciona alguns modelos antigos...
Gostei do seu blog, o conteúdo esta d+.

Abraços

Leandro
www.emquestao.org

Edmol disse...

Eu fico com o amarelo. O Nissa BE-1, hehe
Agora, o Fiat 500 é um estilo redondo que eu gosto! Falta-me a grana

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2