sábado, 19 de março de 2011

O vinho e seus mitos

Muitos são os mitos sobre a bebida mais tradicional do mundo: o vinho. Por isso, dois sommeliers (especialistas em enologia) Ariel Perez, da Casa do Porto, e Moises Lacerda, do Grande Hotel São Pedro, respondem perguntas do site G1, em quiz publicado em novembro do ano passado.


1 - Quanto mais antigo um vinho, melhor. Nem
sempre >> O tempo em que um vinho deve ser consumido depende de sua maturação, o que varia de acordo com a forma como ele é produzido. De modo geral, os vinhos mais leves tendem a durar menos, e os mais encorpados, a durar mais.


2 - Apenas vinhos acima de R$ 15 são considerados bons. Verdade >> No Brasil, vinhos a partir de R$ 15 já começam a ser considerados bons. Abaixo dessa faixa de preço, é difícil produzir vinho de qualidade devido ao custo dessa produção.


3 - Peixe se come com vinho branco e carne, com vinho tinto. Nem sempre >> Essa é uma regra de harmonização que vale para quem está começando a apreciar vinhos. Há possibilidade, no entanto, de mudar a harmonização em função do método de preparo do alimento e da guarnição que o acompanha.


4 - Em uma refeição, deve-se servir primeiro o vinho branco e depois o tinto. Verdade >> Os brancos devem ser consumidos primeiro porque geralmente são mais leves, e preparam o paladar para o próximo vinho.


5 - Todos os vinhos devem ser armazenados deitados. Errado >> Todos os vinhos que têm rolha de cortiça devem ser armazenados deitados. Já os que têm rolha de rosca, ou sintética, não devem ficar deitados, e sim em pé.


6 - A taça em que é servido não altera o sabor do vinho. Errado >> O formato e o material da taça beneficiam, ou não, a liberação dos aromas e sabores do vinho, por isso fazem muita diferença. As taças devem ser de vidro, semicristal ou cristal. As taças Bordeaux são ideais para a maior parte dos vinhos.


7 - Espumantes e frisantes são a mesma coisa. Errado >> Espumantes, entre eles o champagne francês, são produzidos exclusivamente por dois métodos, que conferem gás carbônico e pressão interna à bebida. Já os frisantes têm uma pressão interna mais leve e tendem a durar menos tempo.


8 - Chacoalhar o espumante antes de abrir prejudica o sabor da bebida. Verdade >> O movimento leva à perda da qualidade do gás carbônico do espumante, o que prejudica seu sabor, já que o gás que se perde é fundamental para definir a qualidade do produto.


9 - Vinho do porto só combina com sobremesas. Errado >> O vinho do porto é consumido, usualmente, com sobremesas, mas pode ser um excelente aperitivo (antes de um jantar, para abrir o apetite), ou digestivo (após as refeições, sem o acompanhamento de um doce).


10 - Cada vinho deve ser feito apenas com um tipo de uva. Errado >> Não existe uma regra. A combinação de uvas, ou castas, depende de cada produtor e da região em que é produzido. Existem vinhos feitos com a junção de duas ou três uvas, e regiões que produzem vinhos com mais de 30 castas.

4 comentários:

Pobre esponja disse...

Vinho é muito bom. Gostaria de experimentar mais.
Essa bebida, apesar de alcólica, tem um charme peculiar - talvez advindo do milagre Cristão.

abç
Pobre Esponja

Edmol disse...

Adorei o post sobre vinhos. Visite depois o site www.clubedevinhos.com.
Vários artigos sobre o assunto. ótima postagem!!!

Habib Sarquis disse...

Vinho sempre é bom. =) ótimo blog.

http://boomnaweb.blogspot.com/

Clésio Santana disse...

Vc precisa conhecer meu estoque de cabernet que eu tenho. cada um melhor do que o outro.

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2