domingo, 22 de março de 2009

FUTILIDADE PÚBLICA

Dias atrás, acompanhei o drama em torno da situação grave de saúde e o falecimento do ex-apresentador, estilista e Deputado Federal Clodovil Hernandez (PTC-SP). O caso teve o reconhecimento devido pela imprensa por se tratar de uma personalidade. Até aí, nenhum problema.
Agora, o que chama a atenção é a espetacularização que a apresentadora de fofocas da Rede TV Sônia Abrão faz nessas situações, explorando ao máximo que pode todos os detalhes possíveis do funeral, fazendo com que o repórter passe pela situação degradante de narrar, desgastadamente, toda a trajetória do cortejo. Beira ao ridículo o esforço do repórter na hora de falar qualquer coisa para preencher as imagens.

Em dado momento, Sônia Abrão se reúne com dois comentaristas, como se fosse uma mesa redonda, e a pauta do programa passa a ser o futuro da cadelinha de Clodovil, de nome Castanhola. Durante aproximandamente 15 minutos, a apresentadora dá aos que conviveram com o estilista alternativas para sua bixinha de estimação, para que ela não sofra muito com a ausência de seu dono. É de impresionar a capacidade desta jornalista em preencher o horário da tarde com tantas baboseiras sem tamanho. É só lembrar o alarde feito em alguns casos, como a morte da menina Isabela que foi jogada do edifício e da morte de Eloá. Foi assunto pra meses. Garanto à vocês, caros leitores, que a pauta sobre a morte de Clodovil Hernandez vai dominar as tardes da Rede TV. Agora pergunto, será mesmo que a TV a cabo é um luxo ou uma necessidade? Aja saco.

Um comentário:

João Flávio Resende disse...

Leandro,
É por essas e outras que nunca quis trabalhar em grandes empresas de comunicação, sobretudo TV. Maravilhosa e cheia de oportunidades como é, a televisão é muito mal-aproveitada. E o pior é o repórter escalado para "matérias" do tipo. Se fosse eu, pedia demissão.
Abraços.

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2