domingo, 22 de março de 2009

A LENTIDÃO DO CONGRESSO

Muito interessante a coluna de hoje da jornalista Flávia Foregue no Jornal Estado de Minas. A coluna fala à respeito da lentidão aliada ao conservadorismo do congresso nacional na hora de estudar, discutir e aprovar projetos polêmicos. Questões como o aborto, discriminação racial, distribuição de cotas para negros em universidades federais, e leis que criminalizem a homofobia são de interesse do executivo, que se mostra favorável em legalizar tais iniciativas. Mas quando se trata de Câmara dos Deputados e Senado Federal, a má vontade é geral e como senão bastasse existe a vista grossa que a igreja católica faz em cima do trabalho dos parlamentares.
No caso das cotas, a discussão do tema se arrasta já fazem dez anos e até agora, nada de concreto. O senado se mostra favorável a votar o projeto sem que aja nenhuma alteração, e ele volta a tramitar na câmara, com novo adiamento.

Por isso que eu digo, o congresso precisa ser renovado, pra que perca de vez o conservadorismo reinante. As velhas moscas precisam se dar conta de que o tempo dos biônicos já acabou com o fim da ditadura e que a democracia não pode ser feita assim, às avessas. E nós da sociedade civil, precisamos prestar mais atenção na hora de votar, pra que ninguém jogue na nossa cara que temos o que merecemos.


Um comentário:

João Flávio Resende disse...

Leandro,
O problema é a falta de critérios para escolhermos nossos legisladores. Faça o teste: pergunte num universo qualquer (pode ser a sua sala de aula) sobre as eleições de 2006. Procure saber dos seus colegas em quem votaram para senador, deputado e por que. Depois me conte.
Abraços.

Análise dos principais acontecimentos da mídia brasileira e mundial!

Direção/Produção
Leandro Andrade

leandrolfandrade@yahoo.com.br
http://twitter.com/LeandroAndrade2